segunda-feira, 27 de julho de 2015

A Serpente

Esse é meu desenho mais recente!

Desenho feito com grafite de ponta 0.9 em papel Canson A3.

A serpente é um réptil que, muitas vezes, está associada ao mal, à morte e escuridão, por ser considerado um animal misterioso, traiçoeiro e venenoso. Contudo, é um simbolo muito rico em diversas culturas e, por outro lado, podem representar o rejuvenescimento, a renovação, a vida e a eternidade.

Dentro do cristianismo, um dos episódios mais conhecidos da bíblia recai sobre o momento em que Eva morde a maçã e renuncia ao paraíso, influenciada pela serpente disfarçada de Satã. A partir desse momento, a serpente indica, ainda no cristianismo, o pecado, um animal traidor, calculista e do submundo associado ao demônio.

 
Asclépio

Já na mitologia greco-romana, a figura da serpente surge com Asclépio associada à cura, símbolo da medicina e da sabedoria. Por outro lado, no mito de Lacoonte, sacerdote de Apolo, deus do Olimpo, que desobedece o Deus e, como punição, Apolo envia duas grandes serpentes a fim de matá-lo. A partir disso, a serpente representa o mal. Aliás, o grande herói da mitologia grega, Hércules, enfrentou a Hidra, um animal com corpo de dragão e nove cabeças de serpentes.






Na mitologia nórdica, Jormungand é conhecido como a serpente de Midgard, filho de Loki, deus gigante do fogo, da trapaça, da travessura, com a deusa do medo, Angurboda. Odin, deus da sabedoria e da guerra, rapta seus três filhos (Fenrir, Jormungand e Hela), lançando Jormungand no oceano e, desde então, adquire uma forma figurada num gigante serpente que envolve todo o mundo e também engole sua própria cauda, como "Ouroboros".

Ouroboros



Talvez essa seja a imagem mais figurativa para a simbologia da continuação, da renovação que carrega a serpente, pois a imagem de Ouroboros é aquela que engole sua própria cauda, formando um círculo, representando o cosmos, a totalidade e a energia cíclica.





Já no oriente, no hinduísmo, budismo e na Yoga, a serpente representa a força vital, a cura bem como a energia cósmica e sexual, associada ao Kundalini (energia física e espiritual concentrada na base da coluna), sendo a espinha dorsal, a representação da serpente - energia - que chega até a cabeça, trazendo a cura e o equilíbrio cósmico. Da mesma maneira, no Xamanismo, a serpente, animal que troca sua pele, é considerado o devorador de doenças e, por isso, simboliza a cura, a sensualidade, a vitalidade e a sabedoria.

Para os astecas e os toltecas, povos mesoamericanos, a imagem de Quetzálcoatl é representada por uma serpente com penas, no espanhol, "serpiente emplumada", a divindade mais importante, do elemento água, da vida e da renovação. Além disso, representa a energia e a força.

E, por último, no horóscopo chinês, as pessoas nascidas sob esse signo Yin, dos elementos água e terra, são em sua maioria como a própria simbologia que animal sugere: inteligentes, sensuais, elegantes, misteriosos e, ao mesmo tempo, desconfiados, inseguros, cautelosos, frios e calculistas.

Esse desenho é o mais recente que fiz. Demorei três tardes inteiras produzindo essa serpente! Foi o mais demorado e, um detalhe, é meu primeiro desenho em folha A3! Sim, eu nunca tinha desenhado em folhas A3. Sempre desenhei em folhas A4, levando, no máximo, cinco horas para concluir um desenho. Mas, valeu muito a pena ter feito num papel maior. Deu pra enriquecer mais os detalhes, ampliar a variação de tonalidades dentro do preto e branco e deixar o desenho mais completo. O resultado compensou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário