segunda-feira, 20 de julho de 2015

Egoísmo

Desenho feito com grafite de ponta 0.9.

O egoísta se acha na comodidade de viver despreocupado, pois não tem a quem mais dar satisfação, a não ser para si próprio. Porém, seu castigo maior é a solidão em vida, e a falta de pessoas a lamentar sua morte.
Egoísmo é um substantivo masculino que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades, e que despreza as necessidades alheias. 
É um exclusivismo que faz o indivíduo se referir tudo a si próprio. É um orgulho, uma presunção. Em psicologia, a atitude intelectual daquele que tudo se refere ao próprio eu, é chamada de egocentrismoO egoísmo é um comportamento que leva o indivíduo a desejar total exclusividade sobre o sentimento alheio, gerando ciúme, um sentimento negativo, que quando exagerado torna-se uma paranoia.
Acredito que essa imagem de um homem tentando se isolar, cobrindo o rosto e os ouvidos, retrata de forma simbólica o egoísmo. Esse é um dos desenhos que eu mais gosto. Há uma representação realística em cada traço riscado. A sombra, aliada à escala de cinza, veste o significado do desenho coerentemente.
Alguns desenhos que faço costumam expressar meus sentimentos, ou momentos que vivo. Esse não foi exceção! É imensamente desagradável conviver com pessoas egoístas ao extremo. Ao extremo! Costumo me afastar de pessoas com essa fraqueza.
Enfim, menos egoísmo e mais altruísmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário